terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como estudar História

É claro que a internet está cheia de blogs sobre História. Mas fiquem sabendo que poucos são bons (espero que o meu esteja entre os bons! rs) e, num dos meus favoritos encontrei um post bem bacana sobre como tornar o estudo da História mais fácil e divertido. Seguindo o roteiro abaixo, que o @profmichel retirou do blog do professor Eustáquio Vidigal, o estudo fica mais simples:

Como estudar história

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história. 
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos. Entender o que está acontecendo no mundo da época do fato histórico é fundamental. Só podemos por exemplo entender porque o movimento do Iluminismo foi tão importante considerando a época em que ele ocorre, em que a explicação para tudo era baseada na fé;
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico. Também podemos refletir nas consequências do fato estudado para os dias atuais. Por exemplo: Com a Primeira Guerra Mundial, os EUA ganharam mais força econômica, mantendo-a até os dias atuais. 







Enfim, estudar História , é muito mais do que decorar datas e fatos. Nas provas de ENEM e em vestibulares, mais vale um entendimento sobre o assunto como um todo(Causas, consequências, reflexos no mundo atual etc) do que o como ele aconteceu e ponto. 


Espero que tenham gostado, e, é claro, não deixem de visitar o site do @profmichel : http://www.historiadigital.org/ 

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário