terça-feira, 6 de setembro de 2011

Revolução do Haiti

A união faz a força.




Não há frase que melhor explique a Revolução Haitiana, ou Revolução Negra, como muitos historiadores gostam de chamar.

Estudando sobre a Revolução Haitiana, eu me lembrei do filme "Vida de inseto". Não; não estou comparando os revolucionários haitianos a formigas, nem a inseto algum. 
Para quem se lembra, no filme, as formiguinhas sofrem grande pressão dos poderosos gafanhotos, que os obrigam a colher alimentos. Ao perceberem que os gafanhotos, apesar de fortes e poderosos, estavam em número muito menor do que eles, se deram conta do poder que tinham na mão, caso se unissem. 

Abaixo, segue um trecho do filme em que o chefe dos gafanhotos, fala sobre o poder das formigas. Vale a pena conferir!!
GALERA, NÃO LEVEM EM CONSIDERAÇÃO, A LEGENDA E AS IMAGENS INICIAIS DO VÍDEO, POIS NÃO FOI EU QUEM FEZ, EU SÓ PEGUEI NO YOU TUBE. ok?! A parte que interessa, é a do filme mesmo. Tirem suas próprias conclusões. 




O texto abaixo, tem como principal referência, o texto: " A Revolução do haiti: Um estudo de caso 1791- 1804), Ana Loryn Soares  e Elton Batista da Silva, 2006. 

Muitos são os fatores que tornam a Revolução Haitiana um acontecimento único; a ex-colônia francesa foi umas das primeiras a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se inclusive, das idéias de libertação da própria França, sua colonizadora, além disso, a Revolução foi levada a cabo por escravos, quando que na maior parte das colônias européias na América Latina o processo de independência fora encabeçado por membros de uma elite crioulla e, embora tenha havido participação popular, esta foi muito diminuta, no Haiti, a grande maioria era a população negra escravizada. 


O que Faz da Revolução Haitiana uma revolução especial  e o que possibilitou a adesão da população escrava? 

A ilha de São Domingos, que depois se constituiria como República do Haiti, foi inicialmente colonizada por espanhóis, como muitas colônias da América Central. 
Os colonizadores, exploravam o ouro da região, usando mão-de-obra indígena nativa escrava para tal. Com a chegada dos espanhóis ocorreram diversas mudanças para os nativos, dentre elas:
  • introdução do cristianismo como religião oficial,
  • trabalho forçado nas minas
  • assassinatos, estrupos, doenças, fome
  • redução da população nativa 
Este último fator é importante, pois, com baixa taxa de natalidade, os espanhóis foram obrigados a importar mão de obra da África. 

1697- a Ilha passa para o domínio francês. São Domingos se torna uma das colônias mais ricas do ocidente, chegando a representar dois terços de todo o comércio francês, tornando-se, assim, indispensável para a sua metrópole. 
Neste momento, a população da Ilha, já é composta por 90% de negros e 10% de elite branca. 

Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Ideais da Revolução Francesa chegam ao Haiti 

Os ideais da revolução francesa muito influenciaram a revolução no Haiti, e eles chegaram, principalmente pelas mãos do escravo liberto Vicent Ogé, que lidera um levante armado contra os brancos. 

1791 - o líder é morto, mas o fato, serve de elemento motivador para os revoltosos. Há rebeliões por toda a Ilha e a adesão dos escravos é massiva. 
1793- Toussaint L'Ouverture, escravo letrado, assume o posto de líder da revolução quando se nega a assinar um acordo entre a elite branca e os rebeldes, pois sabia que este não os favorecia em nada, era somente uma estratégia da elite para ganhar tempo frente a revolução. 
Toussaint L'Ouverture 

Os enfrentamentos entre escravos e senhores duraria ainda 12 anos, até 1804. 

CONTINUAMOS NA PRÓXIMA POSTAGEM.   

ATÉ MAIS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário